5 Ferramentas de Marketing Digital que tem de conhecer

5 Ferramentas de Marketing Digital que tem de conhecer

Marketing Digital

 

As ferramentas de marketing digital que vou anunciar, tornaram a gestão do negócio muito mais orientada a dados e menos ou “penso que” ou  de apenas “feelings”. E isso tem feito toda a diferença para o crescimento de negócios em todo o mundo.

 

1. GOOGLE ANALYTICS

Se ainda não utiliza o Google Analytics como uma importante ferramenta de marketing digital gostaria de dizer que devia rever todos os seus conceitos de marketing digital.

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que disponibiliza métricas e relatórios importantes sobre o seu site ou blog. Por meio dele é possível analisar quais estratégias que estão no caminho certo, ou quais, os canais que estão trazendo o melhor ROI e muitas outras informações estratégicas sobre o seu site.

 

2. MAILCHIMP

O Mailchimp é uma das melhores e mais completas ferramentas de marketing digital voltadas à programação e automação de estratégias de de e-mail marketing da atualidade.

Essa ferramenta cresceu muito devido à sua facilidade de uso – muito intutitva – criando uma ótima experiência ao utilizador – e também pelo o fato de ter uma versão gratuita razoavelmente boa principalmente para as micro e pequenas empresas.

 

3. SEMRUSH

A SEMRUSH é uma ferramenta de análise e diagnóstico de websites e traz uma série de dados relevantes sobre questões relacionadas ao SEO (posicionamento da busca orgânica) comparando o seu site com os dos seus concorrentes.

Desta maneira é possível descobrir, por exemplo:

  • Quais as palavras-chave que os seus concorrentes estão a utilizar;
  • Quais os posicionamentos desses concorrentes na busca orgânica e também na busca paga para as suas principais palavras-chave;
  • Quais os principais sites que possuem links para os sites dos seus concorrentes (backlinks);
  • Qual o histórico do volume de buscas orgânico do seu site e dos seus concorrentes;

 

4. BUFFER

O Buffer é uma ferramenta de marketing digital que possui a função de ajudá-lo(a) na gestão das suas Redes Sociais.

Uma das suas principais características é que nele consegue realizar a programação e automação de posts nas suas redes sociais. Um dos principais benefícios é que ele poupa muito tempo dos profissionais envolvidos na gestão dos seus canais sociais.

 

5. TRELLO

 

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos. Para a maioria dass pequenas empresas a versão gratuita atenderá a necessidade destas.

O Trello funciona como um quadro em que pode inserir várias listas. Dentro dessas listas cria os cartões (ou tarefas) e vai encaixando em cada uma das listas criadas. Pode definir o responsável e a data de entrega daquela tarefa específica.

O profissional que deseja ter mais facilidade na gestão dos projetos da sua equipa de marketing vai encontrar no Trello uma ferramenta muito interessante e útil.