Google Trends: o que é a ferramenta e como usá-la na sua estratégia

Google Trends: o que é a ferramenta e como usá-la na sua estratégia

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo.

 

O que é o Google Trends?

O Google Trends está longe de ser uma novidade. Esta ferramenta gratuita da Google conta já com mais de dez anos. Este é mais uma das ferramentas criadas para ajudar empresas e copywriters a saber o que o público procura.

O Trends permite acompanhar o nível de pesquisas de uma palavra-chave ao longo de período até cinco anos. Esta plataforma mostra os termos de pesquisa populares e as suas tendências.

Esta pesquisa pode ser feita numa região específica e em vários idiomas. Para isso, só precisas de escolher a opção do país para o qual queres publicar.

A informação é obtida em formato de gráfico. Isto facilita a interpretação da mesma. Basta olhar para o gráfico e é muito fácil perceber a tendência de pesquisa de um determinado termo. É preciso ter em conta que os resultados mostram tendências e não valores exatos, como acontece no Keyword planner.

Por que utilizar o Google Trends

Algumas das razões para usar o Google Trends:

  1. Para ter ideias de conteúdo: a ferramenta mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas. Importantíssimo para conteúdo e SEO;
  2. Para encontrar tendências: ao pesquisar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você consegue encontrar o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas com o seu mercado;
  3. Para comparar termos: biscoito ou bolacha? Palavra-chave ou keyword?  Olimpíadas ou Jogos Olímpicos? Compare sinônimos para verificar qual valerá mais a pena usar numa ação de marketing.