Checklist para lançamento de um produto de sucesso

Checklist para lançamento de um produto de sucesso

Para o lançamento de um produto, independentemente da qualidade e do potencial é necessário despertar o interesse do consumidor. O sucesso da inserção de um produto no mercado depende de uma estratégia bem estruturada antes, durante e depois de seu lançamento.

Em baixo uma lista de dicas valiosas para otimizar o processo e garantir o sucesso.

 

1. Estabeleça uma buyer persona

A persona nada mais é do que um perfil fictício do cliente que considera ideal para o seu negócio.

 

2. Realize um estudo de mercado

O estudo de mercado é um processo mais extenso do que o anterior. Não basta olhar para o cenário do momento — é preciso observar as variações por algum tempo para conseguir uma base de informações confiáveis.

 

3. Decida quais os Key Performance Indicators (KPIs)

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho. Mais importante do que utilizá-los para medir a performance de sua campanha, é saber exatamente quais são relevantes e quais não precisam ser levados em consideração.

 

4. Ensaie o anúncio para a imprensa

O gestor de produtos lança uma press release como se o produto estivesse pronto para ser anunciado, mesmo que ainda esteja longe de ser concluído.

O texto é “viralizado” pelos colaboradores, que, ao lerem ou conteúdo, ganham maior conhecimento sobre as características do produto. Dessa maneira, pouco a pouco, a ideia vai sendo concebida na cabeça de todos, trazendo a novidade para o imaginário coletivo da empresa.

 

5. Prepare o mercado para o lançamento

Utilização de uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Essa abordagem de marketing difere da tradicional no seguinte aspecto: em vez de ir até o cliente, ela trabalha em maneiras para os atrair. Um passo essencial é implementar as boas práticas de SEO e, assim, potencializar a autoridade da marca e rankear entre os primeiros resultados do Google.

 

6. Comece a divulgação do produto

Lembra-se que um dos passos foi o ensaio da press realese? Com a data de lançamento aproximar-se, a press release já deve ter sido testado e aperfeiçoada.

Aqui, o timing é muito importante. Afinal, não quer que o anúncio do lançamento seja divulgado com um mês de antecedência nem em cima da hora. É essencial que o público interessado tenha tempo suficiente para se preparar para a ocasião, mas não para a esquecer.

 

7. Invista no lançamento de emails

Uma campanha de email marketing permite que envie mensagens personalizadas para um público altamente segmentado.

8. Faça com que o lançamento seja um evento

Muito mais do que apresentar as funcionalidades dos produtos, oseventos servem para gerar um forte relação com o público e, acima de tudo, espalhar a notícia nos meios de comunicação envolvidos na cobertura.

 

9. Procure a colaboração de influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são pessoas que contam com um grande alcance de público. Naturalmente, eles lidam com uma audiência segmentada e que dá extrema importância às suas opiniões.

 

10. Analise os seus KPIs

Esse é o momento de começar a analisar os indicadores de performance para identificar pontos fortes e fracos, a fim de otimizar a estratégia.

11. Não interrompa as suas ações de marketing

É essencial que os esforços de marketing sejam mantidos, para que a empresa possa usufruir ao máximo o efeito que o lançamento de um novo produto causa nos consumidores.

Fonte: Rock Content