Tendências de Marketing Digital para 2021?

Tendências de Marketing Digital para 2021?

Quais as novas  Tendências de Marketing Digital para 2021? Vem conhecê-las!

Quando nos propomos a falar sobre as tendências do marketing digital para 2021 temos de encarar um cenário de incertezas que a situação pandémica do COVID-19 deixou em todos os mercados, no último ano.

Um dos campos mais afetados com a pandemia foi o setor económico, apresentando diversas incertezas em relação a 2021, contudo as empresas não se podem posicionar com indiferença em relação à promoção das suas marcas, produtos e serviços.

Existem muitas novidades nas tendências do marketing digital para 2021, bem como formas distintas de encarar o marketing online, muitas destas graças a novas tecnologias que foram surgindo ao longo da pandemia.

Surgem assim mudanças em termos de estratégias, ferramentas, atribuição de recursos e até mesmo, na forma como se trabalham ferramentas clássicas.

Se queres estar em cima do acontecimento e preparado para o que aí vem, deixa tudo e confere agora quais as principais tendências de marketing digital para 2021!

Principais tendências do marketing digital para 2021

Confere abaixo quais são as principais tendências do marketing digital para 2021:

 

1 – Crescimento das equipas de marketing digital

Uma das principais tendências do marketing digital para 2021, baseia-se na criação e formação de equipas próprias de marketing online das empresas, ao invés da subcontratação desses serviços.

Esta tendência resulta da crise impulsionada pela pandemia, levando muitas pequenas, médias e grandes empresas reduzirem os seus custos e assumirem o controlo das suas próprias ações de marketing online sem terem necessidade de uma agência especializada para esse efeito.

 

2 – A Inteligência Artificial com ainda mais avanços

A Inteligência Artificial já foi abraçada no nosso dia a dia, e em relação ao marketing digital em 2020 o que visualizamos é um uso cada vez mais forte dessa ferramenta.

Recentemente o Google Analytics surge com uma nova versão, que nos permite levar o processo de Machine Learning a níveis ainda mais sofisticados. Tudo isto dará imensa ajuda na hora de deixarmos nossas campanhas de marketing digital ainda mais segmentadas.

As novas tecnologias e integrações, como por exemplo de públicos segmentados no Google Analytics com os anúncios criados no Google Ads, farão com que a taxa de conversão seja ainda maior.

Tendências de marketing digital em 2021

3 – SEO como peça estratégica do marketing digital

Uma outra tendência do marketing digital em 2021, que apresenta um ponto bastante forte, é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca.

Esta técnica é responsável pela exposição orgânica (não paga) das páginas de um site, aquando a pesquisa no motor de busca.

Em tempos de custos de media crescente, a exposição orgânica ganha cada vez mais destaque entre as estratégias de marketing digital, pois além da redução de custos com medias pagos, o tráfego de pesquisa orgânica é extremamente qualificado.

As técnicas de SEO foram-se aprimorando rapidamente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google tornam-se cada vez mais frequentes, procurando adaptarem-se a novos hábitos dos consumidores e a tecnologias que surgem a cada dia.

Com os novos recursos oferecidos pelo Google, uma das tendências do marketing digital em 2021 é a de que não será suficiente estar entre os primeiros lugares, mas sim em destaques especiais como por exemplo, a “posição zero”, ou no grupo de perguntas frequentes.

Por isso temos realçado em especial a nova dimensão do SEO, que chamamos de SEO On SERP, ou seja, as técnicas para se destacarem nas páginas de respostas a pesquisas.

 

4 – As famosas Pesquisas por voz

Uma das tendências do marketing digital em 2021 que vale a pena destacar é o aumento pelas pesquisas feitas por voz, seja na própria plataforma de busca do Google ou em aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri.

De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, em 2020, cerca de 50% das pesquisas vão ser feitas por voz, o que impacta bastante a forma como as marcas devem trabalhar o seu processo de otimização para ferramentas de pesquisa.

As pesquisas por voz têm uma estrutura semântica bem diferente das pesquisas em desktops e smartphones. Deste modo, torna-se necessário adaptar a sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa, de modo a não perder este tráfego da internet.

Tendências de Marketing Digital

Tendências para o marketing digital em 2021

5 – Trabalho freelancer de marketing digital em crescimento

O mercado de trabalho para os freelancers de marketing digital já tinha verificado um grande aumento pelo mundo, ficando conhecido por Gig Economy.

Já era um movimento global que refletia os avanços tecnológicos que temos vivido nos últimos tempos, e a pesquisa por uma qualidade de vida melhor. Com a onda de demissões em função da crise, ganhou um novo impulso.

As empresas procuram cada vez mais estes profissionais, tanto para trabalhos pontuais, como por exemplo produção de conteúdo e criação de material para publicações em medias sociais, quanto para trabalhos contínuos.

As plataformas de trabalho freelancer, como a Marketing Job, por exemplo, encarregam-se de reunir profissionais freelancers e empresas em função deste tipo de trabalho. Entre as tendências do marketing digital em 2021 encontra-se um aumento significativo deste modelo de trabalho.

 

6 – WhatsApp entra de vez no jogo

O WhatsApp como ferramenta de marketing digital já faz parte do nosso “arsenal” há algum tempo, mas em 2021 essa presença tende a ser ainda maior.

A plataforma anuncia algumas mudanças importantes, principalmente para o WhatsApp Business, o que deixará essa ferramenta ainda mais versátil, oferecendo novas oportunidades em termos de marketing online.

O WhatsApp não é apenas uma tendência do marketing digital em 2021, mas terá impacto também noutras áreas, como o comércio eletrónico, já que também em breve, será autorizado a trabalhar como forma de pagamento.