O que são Leads? Veja aqui o que são, como gerenciar e como nutrir

O que são Leads? Veja aqui o que são, como gerenciar e como nutrir

Afinal o que são Leads? As Leads são pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contacto. O lead, portanto, é um potencial cliente.

 

 

Muita gente tem esta questão, mas afinal o que são Leads? E a resposta é mais simples do que parece, são os potenciais clientes da empresa. No entanto a maneira como os gerimos não é assim tão simples e é das partes mais importantes e mais complexas para o sucesso do Marketing Digital.

Os leads são contactos de possíveis consumidores que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais (como e-mail, nome ou telefone) em troca de alguma recompensa oferecida pela empresa.

A partir desse contato, você pode iniciar um relacionamento com o consumidor e inseri-lo no funil de vendas até que a compra seja realizada. Uma oportunidade de negócio!

o que são leads

para que serve uma lead

 

Por que é importante gerar leads?

 

Os Leads são fundamentais no marketing digital. Por meio da sua aquisição, é possível utilizar ferramentas de análise de métricas e calcular o nível de engajamento do potencial cliente. Isso permitirá que você entenda em que etapa ele está em seu funil de vendas.

Esse processo acontece dentro do funil de vendas, que acompanha a jornada de compra e filtra apenas quem representa uma oportunidade de venda.

Ao longo do funil, as equipes de marketing e vendas ficam em contato com os leads, enviando conteúdos e tirando suas dúvidas, até que eles estejam prontos para comprar. Aí sim, a abordagem de venda tende a ser mais efetiva.

 

gerar leads

 

Qual a diferença entre visitantes, assinantes e leads?

 

Visitantes – É o termo utilizado para pessoas que entram no  seu site em determinado período de tempo, por exemplo, apenas uma vez. Eles não são necessariamente frequentes em sua página, mas você sabe que já estiveram ali. O visitante é o primeiro contacto que você terá com uma pessoa que mostrou algum tipo de interesse em seu negócio, mesmo que essa curiosidade tenha sido momentânea.

Assinantes – Uma pessoa que visitou a sua página, gostou de seus conteúdos e teve interesse em saber mais sobre o que você tem para falar, geralmente, assina a sua newsletter (caso você tenha uma) para acompanhar a sua marca nos seus canais de comunicação. Essa pessoa é considerada um subscritor.

No entanto, no princípio, é bem provável que ele queira apenas receber conteúdos educativos. Ele ainda não sabe que tem um problema que precisa de solução. Mas o interessante é que o subscritor quer aprender mais sobre o que você tem para mostrar. Por isso, ele entra na sua página constantemente.

Leads – Esses são os  usuários que estão ao alcance da sua empresa. Por você já ter informações como email ou até mesmo telefone deles, você já pode pensar estratégias para transformá-los em clientes.

No mercado digital, o e-mail é a informação disponibilizada por um lead. Mas por que é tão importante ter o contacto pessoal de alguém?

O e-mail é um dos principais meios de comunicação na internet. Por isso, ele é uma ferramenta poderosa. Esse tipo de contacto é baseado em pessoas reais que deram autorização para falar com elas.

Então, o lead não é só quem deixa as informações pessoais para a empresa. Ele é um contacto qualificado. Ou seja, alguém que já identificou que tem um problema e sabe que precisa de uma solução.

Resumindo: o lead é um consumidor em potencial que demonstra interesse em determinada marca, produto ou serviço.

 

diferença entre leads

 

O que são leads qualificados?

Embora um lead seja alguém que demonstrou interesse em sua marca, nada garante que ele vá, de fato, se tornar um cliente.

O mesmo não acontece com os leads qualificados. Eles são os usuários mais predispostos à venda, ou seja, com maiores chances de comprar o seu produto ou serviço.

Isso porque esse tipo de usuário já identificou que tem um problema e está à de uma solução, ou seja, alguém que considera comprar seu produto ou serviço.

Saber quem são seus leads qualificados permitirá às de marketing e vendas traçar ações muito mais assertivas. Assim, evitam perder tempo e recursos com contatos que ainda não estão preparados para comprar.

 

leads qualificados

 

Como qualificar um lead?

 

Não existe uma regra na hora de qualificar um lead, já que tudo depende do produto, do mercado em que você atua e de seu investimento. A partir disso, você consegue definir quais critérios serão usados para classificar um lead.

Essa classificação é feita por meio de pontos, processo chamado de lead scoring. Trata-se de um sistema que divide os leads em categorias, atribuindo pontos de acordo com o perfil do usuário, as ações que ele realiza e os objetivos de seu negócio.

Por exemplo, leads que vivem em regiões onde a sua marca atua, ganham uma pontuação maior do que aqueles que moram em outras regiões.

Ao mesmo tempo, a pontuação pode aumentar ainda mais caso esse lead conclua ações, como baixar materiais educativos ou apresentar uma boa abertura dos e-mails enviados. Tudo isso confira que ele está tentando conhecer mais sobre seu negócio e, portanto, tem mais chances de finalizar uma compra.

 

como qualificar leads

 

 

O que é nutrição de leads?

 

Entender quem são as pessoas que têm interesse específico em sua marca é ótimo para suas estratégias de marketing. Mas você precisa pensar em maneiras interessantes para atrair e fazer com que seus leads se transformem em clientes.

Para isso, há o que chamamos de nutrição de leads, de nada adianta ter pessoas interessadas em seu serviço, que já informaram o e-mail, se elas não gerarem lucro em algum momento.

Você precisa nutrir seus leads. Isso significa passar por todo o caminho, desde a informação do contato pessoal, até a transformação do lead em comprador.

 

Essa jornada é dividida em três etapas:

  1. Conhecimento: é quando uma pessoa enfrenta ou expressa sintomas de um problema. Nessa fase, as pesquisas feitas pelo usuário são mais educativas, ele quer compreender o problema que tem.
  2. Consideração: a pessoa já definiu qual é o problema que tem e deu um nome para isso. Ela quer compreender as abordagens e métodos disponíveis para resolver aquilo que descobriu.
  3. Decisão: a estratégia ou método para resolver o problema já foi escolhido. Então, essa é a fase em que a compra é realmente concluída. O usuário torna-se cliente.

 

o que são leads

como nutrir leads