Como funciona o ecommerce?

Como funciona o ecommerce?

Sabe como funciona o ecommerce? É uma das primeiras etapas para quem quer empreender no setor. São muitas variáveis: escolha de uma plataforma, desenvolvimento de estratégias de marketing, definição de logística de entrega, condições de envio e tantas outros fatores.

 

 

Mas afinal como funciona o ecommerce? De forma geral, o ecommerce conduz o cliente a cumprir algumas etapas. Primeiro, ele chega à sua loja virtual e escolhe um ou mais produtos.

Em seguida, ele coloca esses artigos no carrinho e segue para a página em que finaliza o pedido. Ali, no momento do checkout é o momento de terminar a compra , o consumidor preenche os seus dados, como e-mail , para que o envio possa ser calculado.

Na sequência, ele segue para o pagamento. Nesse momento, ele seleciona uma entre as formas disponibilizadas que, em geral, incluem cartão de crédito ou débito e/ou transferência bancária.

Depois disso, após a aprovação do pagamento, o lojista envia, por meio dos Correios ou de uma transportadora, a encomenda até o cliente.

Para que esse processo todo possa ser realizado com sucesso, é preciso que o comerciante esteja preparado e atento aos aspectos abaixo:

 

 

Fornecedores

Pode parecer óbvio, mas, para vender produtos, é necessário tê-los para vender. Isso significa que você deverá ter bons fornecedores, de quem vai comprar os artigos para revender aos seus clientes.

Essa opção só não se aplica àqueles que vendam produtos confeccionados por eles mesmos. Mas, ainda assim, esses artigos precisam estar disponíveis para venda.

 

 

Disposição dos produtos

Assim como numa loja física, os produtos precisam estar dispostos de forma atraente para os visitantes numa ecommerce — como se fosse uma vitrine.

É necessário ter em mente que, ao comprar online, as pessoas não têm contato físico com o produto. Por isso, essa falta deve ser compensada por meio de boas fotos e descrições completas dos artigos.

Para trazer o máximo de informações, é preciso especificar como são as cores, texturas, qual o peso, quais as dimensões do produto e, ainda, no caso de roupas, disponibilizar uma tabela de medidas para cada um dos tamanhos.

Como funciona o ecommerce

 

Meios de pagamento

Para que as transações possam ser realizadas, o lojista precisa disponibilizar diferentes formas de pagamento para o cliente. Conforme citamos anteriormente, entre as mais comuns estão o cartão de crédito ou de débito e/ou a transferência bancária.

É importante lembrar de fornecer mais de uma opção. Assim, os clientes podem escolher aquela que se encaixar melhor no seu perfil. Existem, até mesmo, lojas virtuais que permitem a combinação de mais de uma forma na hora de realizar um pagamento, de acordo com a necessidade do consumidor.

 

metodo de pagamento

Meios de envio

Por fim, para que os artigos cheguem até os consumidores de um ecommerce, é necessário selecionar meios de envio.

Como já mencionamos, as compras podem ser enviadas aos clientes pelos Correios ou por outras transportadoras. É importante lembrar, sempre, de comparar opções, prazos e preços, afinal, esse é um fator que costuma impactar a experiência dos consumidores e pode levar à desistência da compra.